Bom há alguns dias fui em uma palestra sobre a inclusão...e sabia que alguns casos de TDHA são também de inclusão?
As características do TDAH aparecem bem cedo para a
maioria das pessoas, logo na primeira infância. O
distúrbio é caracterizado por comportamentos crônicos,
com duração de no mínimo 6 meses, que se instalam
definitivamente antes dos 7 anos. Atualmente, 4 subtipos
de TDAH foram classificados:
1. TDAH - tipo desatento:
A pessoa apresenta, pelo menos, seis das seguintes características:
Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
Dificuldade em manter a atenção.
Parece não ouvir.
Dificuldade em seguir instruções.
Dificuldade na organização.
Evita/não gosta de tarefas que exigem um esforço mental
prolongado.
Freqüentemente perde os objetos necessários para uma
atividade.
Distrai-se com facilidade.
Esquecimento nas atividades diárias.
2. TDAH - tipo hiperativo/impulsivo -
É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na
cadeira.
Dificuldade em permanecer sentada.
Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em
adultos, há um sentimento subjetivo de inquietação).
Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
Fala excessivamente.
Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
Age como se fosse movida a motor.
Dificuldade em esperar sua vez.
Interrompe e se intromete.
3. TDAH - tipo combinado - é caracterizado pela pessoa
que apresenta os dois conjuntos de critérios dos tipos
desatento e hiperativo/impulsivo.
4. TDAH - tipo não específico;
a pessoa apresenta algumas características mas número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses
sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.
Na idade escolar, crianças com TDAH apresentam uma maior
probabilidade de repetência, evasão escolar, baixo
rendimento acadêmico e dificuldades emocionais e de
relacionamento social. Supõe-se que os sintomas do TDAH
sejam catalisadores, tornando as crianças vulneráveis ao
fracasso nas duas áreas mais importantes para um bom
desenvolvimento - a escola e o relacionamento com os
colegas.
É isso aí pessoal...Gostaria de saber algumas experiêcias com crianças TDAH...Precisamos trocar informações, pois com certeza todas nós iremos encontrar um aluno assim em nossos caminhos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário