quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dica Bibliográfica

Recomendamos aqui a bibliografia disponível no Brasil, falando também do que está sendo constantemente atualizado fora do país.

  • Transtorno de Déficit de Atenção: a mente desfocada em crianças e adultos
    Brown, Thomas E.Porto Alegre: Artmed, 2007- Este é primeiro livro que aborda a desconcertante questão em torno do TDAH: como é que certas pessoas, algumas muito intelignetes, podem ser cronicamente incapazes de "prestar atenção", mas capazes de se concentrar em tarefas específicas pelas quais se interessam? Desfazendo mitos, o livro oferece recomendações de base científica para o manejo desse transtorno.
    Ajudando a Criança Agressiva: como lidar com crianças difíceis

  • Train, AlanCampinas, SP: Papirus, 2003- O autor explica as principais teorias sobre a agressividade, suas causas e manifestações na criança e no adolescente em diferentes situações, tanto em casa quanto na escola. Apresenta um panorama atualizado da literatura sobre o assunto, bem como estratégias para atuação e terapia.

  • Distraído e a 1000 por Hora: perguntas e respostas sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
    Sena, Simone da Silva;Diniz Neto, OrestesBelo Horizonte: Anome Livros, 2005 - Baseado no conhecimento científico atual, o livro trata de todos os assuntos relevantes relacionados à síndrome de TDAH. As informações, comprovadas por pesquisas internacionais, são de fácil entendimento para qualquer leitor. O texto, extruturado com perguntas e respostas, juntamente com as ilustrações e citações autênticas de portadores, criou um livro muito interessante e informativo.

  • Jogo Infantil e Hiperatividade
    Barros, Juliana M. G.Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2002- Livro que traz contribuição tanto ao campo do diagnóstico do TDAH como também à formação profissional, seja de pedagogos ou terapeutas. Aborda a hiperatividade com um olhar na perspectiva do jogo infantil.
    Levados da Breca: um guia sobre crianças e adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

  • Arruda, Marco A.Riberão Preto: M. A. ARRUDA, 2006- Neste livro, fica evidente a importância da participação ativa de pais e mestres no tratamento dos seus filhos e alunos com esse transtorno.

  • Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: versão para professores Benzick, Edyleine B.P.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000- Este kit é o resultado de um estudo que objetivou a construção, validação e padronização de uma escala de avaliação do TDAH no contexto escolar.

  • Melhorando a Atenção e Controlando a Agitação
    Vicari, Maria IzabelSão Paulo: Thot Cognição e Linguagem, 2006- Livro escrito para crianças com TDAH, com informações sobre o transtorno e dicas para a facilitação de suas vidas. Mentes Inquietas

  • Silva, Ana Beatriz B.Rio de Janeiro: Napades, 2003- Abordagem detalhada e bem -humorada do que acontece dentro do cérebro humano de homens, mulheres e crianças com TDAH. Ter o transtorno também pode significar criatividade, energia, inovação e ousadia.

Outras referências podem ser encontradas no site: http://www.hiperatividade.com.br/article.php?sid=28

Nenhum comentário:

Postar um comentário